- Entre Notas
- Posts
- Entre Notas #03
Entre Notas #03
Pix ficará pra trás com a Reforma Tributária?

Dê aquela pausa merecida do dia e confira agora as notícias imperdíveis deste mês, reunidas para que você não fique de fora de nada que está movimentando o universo fiscal do nosso país.


DO TAMANHO DO FUTURO: SISTEMA DIGITAL DA REFORMA TRIBUTÁRIA SERÁ 156 VEZES MAIOR QUE O PIX E MAIS POTENTE QUE A RECEITA FEDERAL
O Brasil irá lançar o primeiro sistema tributário digital do mundo, fruto da Reforma Tributária, com capacidade para processar 70 bilhões de operações anualmente. Segundo o ministro Fernando Haddad, a nova plataforma será 156 vezes maior que o sistema que opera o Pix e 11 vezes mais robusta que a atual estrutura da Receita Federal, com R$ 1,6 bilhão já investidos em tecnologia. O objetivo é centralizar e modernizar o processamento de notas fiscais, operações comerciais e registros contábeis, reduzindo riscos e ampliando a integração entre contribuintes e o Fisco.
O projeto, que entrará em operação gradualmente a partir de 2026 e será concluído até 2033, está sendo desenvolvido por 30 grupos de trabalho da Receita Federal e 32 focados em TI, com apoio do Serpro e de 200 entidades representativas do setor produtivo. A promessa é aumentar a eficiência fiscal, melhorar a rastreabilidade e simplificar obrigações acessórias, criando uma base tecnológica sem precedentes no cenário global e colocando o Brasil como referência em gestão tributária digital.

A PARTIR DE JANEIRO DE 2026, PADRÃO NACIONAL DA NFS-E SERÁ OBRIGATÓRIO EM TODO PAÍS PARA FACILITAR ROTINA DAS EMPRESAS
O Governo Federal informou recentemente que, a partir de janeiro de 2026, todas as empresas prestadoras de serviços deverão emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) no padrão nacional. A medida unifica modelos hoje dispersos entre municípios, reduz custos para empresas que atuam em várias cidades e fortalece a gestão tributária local. Além de simplificar processos, ela permite maior transparência, monitoramento da economia e cumpre exigências da Reforma Tributária sobre o consumo.
Municípios que não formalizarem convênio com a Receita Federal correm o risco de ter suspensas as transferências voluntárias da União, conforme previsto na Lei Complementar nº 214/2024. Até agosto, 1.463 municípios já assinaram o convênio e 291 já utilizam o sistema, mas milhares ainda não aderiram. A Receita Federal iniciou o envio de cartas e comunicados a mais de 3.700 prefeituras, com orientações técnicas e acompanhamento regional para acelerar a adesão antes do prazo final.

A LEI DE DUPLICATA ESCRITURAL É TÃO IMPORTANTE QUANTO A REFORMA TRIBUTÁRIA
Com a digitalização e a integração cada vez mais exigida entre documentos fiscais, financeiros e contábeis, a duplicata escritural se consolida como peça-chave do novo ecossistema fiscal brasileiro, operando lado a lado com a Reforma Tributária na modernização e transparência das relações comerciais no país.
Esse processo é fundamental para a compensação de impostos, o cruzamento de informações fiscais e o combate à sonegação. Para saber mais sobre como esse título de crédito impacta os pagamentos a fornecedores, assista o vídeo a seguir.


DEXCO INTEGRA SUAS GRANDES UNIDADES DE NEGÓCIO E ALCANÇA 99% DE AUTOMAÇÃO FISCAL COM O V360
A partir de uma implementação faseada até alcançar a integração completa de todas as grandes unidades de negócio da empresa, essa iniciativa de otimização do ingresso fiscal com a V360 trouxe visibilidade aos processos e problemas operacionais, permitindo à Dexco ajustar e aprimorar cada etapa da operação fiscal.
Além disso, o projeto fortaleceu parcerias com áreas-chave, como Suprimentos, Planejamento e unidades locais, acelerou fluxos de trabalho e aumentou a agilidade para processar notas em até 1 dia útil.
“Se não tivéssemos automatizado o processo com o V360, pelo volume de notas fiscais de transporte que gerenciamos na Dexco, precisaríamos de pelo menos 28 pessoas para fazer a escrituração desses documentos. Isso trouxe um enorme ganho para nós.”




→ IA brasileira ajuda empresas na adaptação à Reforma Tributária que começa em 2026
Saiba como essa ferramenta gratuita da V360 responde às dúvidas sobre as mudanças fiscais com base em perguntas reais de profissionais fiscais.

→ Fim de PIS, Cofins e ICMS pressiona empresas a resgatar créditos fiscais antes da Reforma Tributária
A transição para o novo sistema de consumo exige uma corrida contra o tempo para identificar, revisar e formalizar créditos tributários acumulados diante do risco de bilhões de reais em ativos fiscais se perderem no caminho da mudança.

→ Governo Federal anuncia plano contra tarifaço dos EUA e prevê R$ 30 bi em crédito a empresas
Medidas econômicas anunciadas buscam mitigar os impactos da tarifa de 50% dos EUA sobre as exportações brasileiras para fortalecer o setor produtivo, proteger os trabalhadores e promover a diplomacia comercial.

→ O que muda após volta da alta do IOF
“Moraes derrubou a aplicação do IOF sobre operações de crédito de risco sacado, muito utilizadas no varejo. Nela, fornecedores antecipam o fluxo de caixa de suas vendas”

→ China busca Brasil para soluções em tecnologia fiscal e tributária, revela diretor do Serpro
“O Brasil, hoje, é referência, por exemplo, na parte fiscal e tributária. E eles [chineses] querem conversar sobre isso, até por conta da reforma tributária que o Brasil está fazendo”


Da Reforma Tributária ao padrão nacional da NFS-e e à Duplicata Escritural, o país unifica obrigações, combate fraudes e cria a maior infraestrutura tributária digital já construída.
Pensando nisso, neste mês, reunimos os principais conteúdos para te ajudar a organizar sua esteira de pagamentos e se preparar para uma nova era de eficiência e tecnologia.
Confira a seguir!

Nos vemos na próxima edição!
Não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais.







