Entre Notas #02

Nova CBS: quem já está testando? 500 empresas foram escolhidas para o piloto da Reforma.

Julho chegou acelerado e já separamos as principais notícias para você se atualizar. Então, dê aquela pausa, pega um café e vem conferir agora o que está movimentando o universo fiscal com a gente!

RECEITA FEDERAL DEU LARGADA AO PROJETO PILOTO DA REFORMA TRIBUTÁRIA

A Receita Federal e o Serpro iniciaram o projeto piloto da Reforma Tributária, que contará com cerca de 500 empresas para testar os sistemas da nova CBS. A primeira fase ocorreu no início de julho, com a participação de 50 empresas selecionadas em encontros online e transmitidos ao vivo. Novas participantes serão incluídas até o fim do ano.

Durante as lives, foram apresentadas ferramentas como o Registro de Operações de Consumo (ROC), a Calculadora de Tributos, a Apuração Assistida (AA-CBS), o Módulo de Devoluções e o canal Receita Atende, que dará suporte técnico às empresas durante todo o processo.

Também foi detalhado o programa de cashback para famílias de baixa renda, previsto para 2027 (CBS) e 2029 (IBS), com devolução de até 100% em serviços essenciais. Toda a documentação será pública e as lives completas estão disponíveis no canal da Receita Federal no YouTube.

DUPLICATA ESCRITURAL ENTRARÁ EM VIGOR ENTRE NOVEMBRO DE 2025 E MARÇO DE 2026, AFIRMA O BANCO CENTRAL

Segundo Ricardo Vieira, Chefe de Divisão no Denor do Banco Central, inicialmente, haverá uma fase com funcionalidades restritas e um período de 7 meses para integração com as escrituradoras (Nuclea, Cerc, B3, CRDC, Tag, QuickSoft e SPC Grafeno). O funcionamento pleno está previsto para ocorrer entre junho e outubro de 2026.

Após o início, bancos e empresas terão prazos para deixar de usar boletos e adotar o uso obrigatório de duplicatas escriturais:

  • Grandes empresas: 6 meses para se adequar à regra;

  • Médias empresas: 12 meses para se adequar à regra;

  • Pequenas empresas: 18 meses para se adequar à regra.

O Banco Central (BC) prevê três fluxos de pagamento:

  1. Tradicional: o sacado paga diretamente ao titular;

  2. Indireto: o sacado paga ao escriturador, que repassa ao titular;

  3. Novo modelo de pagamento "inteligente": o valor é direcionado automaticamente ao titular.

Para isso, o BC está desenvolvendo o "boleto dinâmico" e estuda a possibilidade de um "Pix dinâmico". A expectativa é que essas mudanças tragam mais transparência, melhores taxas de juros para os clientes, mais recursos para setores produtivos e um crescimento do mercado de recebíveis de R$ 200 bilhões para mais de R$ 10 trilhões.

ALERTA SAP GRC: NOVOS PROXIES PARA NF-E E CT-E IRÃO GARANTIR OPERAÇÃO, MAS SEM SUPORTE NATIVO

A SAP divulgou uma nova nota oficial reforçando que o GRC NF-e Inbound não terá suporte nativo para as mudanças previstas pela Reforma Tributária. Embora não esteja nos planos adaptar o GRC para suportar integralmente as novas exigências fiscais, a SAP informou que disponibilizará novos proxies para NF-e e CT-e, garantindo que os sistemas continuem operando, com os novos XMLs gerados, a partir das modificações.

Essa medida se tornou possível porque o XSD geral foi atualizado, incorporando os campos obrigatórios definidos pela Reforma Tributária. Assim, para manter a produção em funcionamento, fornecedores já poderão enviar notas fiscais no novo formato a partir de 6 de outubro de 2025.

Mas, atenção! A possibilidade de integração garantirá compatibilidade técnica, mas não substitui uma migração completa para uma nova solução fiscal. Quem depende exclusivamente do GRC ainda não terá o suporte nativo a partir de 31 de dezembro de 2025 e precisa agir, pois sem adaptação, há riscos de rejeição de XMLs, falhas de compliance e impactos diretos no fluxo de pagamentos a fornecedores.

SUZANO DOBRA AUTOMAÇÃO FISCAL EM 1 MÊS COM V360 E LIBERA 14.400 HORAS POR ANO

Essa foi a conquista de uma verdadeira virada na operação fiscal da empresa, que fortaleceu o engajamento do time, eliminou retrabalho crítico e criou uma base sólida para escalar de forma inteligente e colaborativa.

A parceria envolveu também um Portal do Fornecedor que treinou mais de 10 mil pessoas, garantindo agilidade, transparência e mais de 3.700 fornecedores ativos na plataforma.

“Achamos que não conseguiríamos, porque passamos dois anos em outra plataforma sem sair dos 35% de automação. A proposta com a V360 era chegar a 70% já no primeiro mês e parecia impossível. Mas não só batemos a meta: superamos, atingindo 74% em tempo recorde.”

→ Podcast: Reforma Tributária em pauta!
Um bate papo sobre os impactos da Reforma Tributária e a importância de preparar a esteira fiscal para evitar perdas, falhas e riscos de conformidade.

→ Duplicatas escriturais podem destravar 10 trilhões em crédito
“Com mais segurança, o mercado tende a liberar mais crédito e a custos menores”

→ Reforma tributária deve oferecer API básica gratuita e opção paga mais completa para contribuintes
“A Receita Federal e o Serpro planejam liberar APIs gratuitas para integração com o sistema de IVA, mas com restrições”

→ O que muda após volta da alta do IOF
“Moraes derrubou a aplicação do IOF sobre operações de crédito de risco sacado, muito utilizadas no varejo. Nela, fornecedores antecipam o fluxo de caixa de suas vendas”

→ Lei das Duplicatas Escriturais é tão importante quanto a Reforma Tributária
“Empresas que não se adaptarem estarão mais sujeitas a fraudes, protestos, pagamentos incorretos, entre outros riscos”

As transformações fiscais estão batendo na porta e sua empresa precisa estar pronta!

Neste mês, reunimos os principais conteúdos para te ajudar a entender o que muda, organizar sua esteira de pagamentos e agir com mais conhecimento e confiança desde já.

Confira a seguir!

VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO PARA O 19º FÓRUM DE GESTÃO FISCAL E TRIBUTÁRIA

Com a Reforma chegando, trocar experiências com quem vive os mesmos desafios que você pode ser o que te ajudará a enfrentar esse momento com mais conhecimento e confiança.

Então, anota aí: 27 e 28 de agosto, em São Paulo, ocorrerá um dos maiores eventos presenciais do setor, com +3 mil profissionais reunidos, conteúdo sobre Reforma Tributária, tecnologia, planejamento, eficiência fiscal e a V360 também vai estar presente!

Use o cupom v36010 e ganhe 10% de desconto!

Nos vemos na próxima edição!

Não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais.